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JusBrasil - Política
18 de abril de 2014

Consulta on-line da Seinfra tem boa receptividade do público

Publicado por Prefeitura Municipal de Joinville (extraído pelo JusBrasil) - 3 anos atrás

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Em menos de um mês na web, o serviço de consulta on-line da Seinfra já é um sucesso. Ultrapassou os 4 mil acessos e está facilitando a vida de muita gente.

Agora, pela Internet é possível consultar o andamento das requisições de alvarás solicitadas nas Unidades de Fiscalização e Aprovação de Projetos da Seinfra. Basta digitar o CPF ou CNPJ e o número do protocolo para ter acesso às informações das licenças solicitadas. O arquiteto Ironei Carlos de Oliveira comemora a novidade. Com cerca de 40 requisições, ele aprova a instantaneidade da consulta: "Você acessa quando quer e já sabe como está o processo sem precisar esperar. Antes disso, já cheguei a ficar 35 minutos esperando no telefone".

O serviço on-line já funciona plenamente, facilitando e agilizando a consulta. Por causa do grande números de processos, nem todos os protocolos ainda foram cadastrados. O banco de dados on-line está sendo alimentado diariamente. O endereço para consulta é http://consultas.seinfra.joinville.sc.gov.br

A página de consultas oferece duas opções: alvarás da Unidade de Aprovação de Projetos (UAP) ou certificados de conclusão de obras. Depois de informar o número de protocolo, o usuário tem acesso aos dados técnicos do requerimento. É possível visualizar todo o histórico da solicitação e saber se o documento está, por exemplo, em fase de análise ou se há um ofício. A gerente da UAP, Giana May Sangoi, ressalta a facilidade para acessar as informações disponíveis: ?Ficou tudo muito claro e organizado?.

Giana explica que antes da consulta pela Internet, o munícipe precisava telefonar ou ir até à Seinfra para informar-se sobre o andamento do processo, muitas vezes atrasando o serviço da equipe da unidade: "O telefone tocava o dia inteiro e precisávamos parar e procurar o protocolo?. Mas, para a gerente, o destaque é a velocidade que o serviço ganhou:"nós sentimos a satisfação do usuário e já recebemos muitos elogios. Foi uma ação resolvida internamente sem custos para a Prefeitura".

O sistema foi desenvolvido pelo supervisor do Núcleo de Informática da própria Seinfra, Leandro da Rosa Godinho. Giana surpreendeu-se com a agilidade da conclusão do serviço. Ela conta que já havia percebido a necessidade da consulta on-line, mas as tentativas de produzi-la em uma empresa terceirizada não deram certo." Eles diziam que era muito difícil e demorado transformar nosso software em linguagem para web ", relembra. A equipe de informática, porém, colocou a página no ar em apenas três semanas.

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